Selos Mecânicos

Selos Mecânicos | Selo Mecânico Interno e Externo

 

O que é Selo Mecânico Interno e Selo Mecânico Externo?

Estes termos se referem à posição do selo mecânico com relação à caixa de selagem.

O selo mecânico interno é montado dentro da caixa de selagem, ao passo que o selo mecânico externo é montado fora da mesma, porém a diferença vai além deste fato físico.
Onde podemos aplicar um selo mecânico?

O selo mecânico pode ser utilizado em equipamentos rotativos como bombas centrífugas, compressores, misturadores e ventiladores industriais. Pode ser aplicado a diversas indústrias como química, de petróleo, papel e celulose, siderúrgicas, mineradoras, têxteis, alimentícias, automobilísticas entre outras.

Os selos mecanicos internos são vantajosos porque a hidraúlica mantém todos os seus componentes em compressão e não em tensão.

Um jato do fluído da descarga é dirigido bem próximo às faces de contato através de um "bypass". Isto permite uma lubrificação melhor e também tem as vantagens térmicas. Os resíduos e os óxidos tem a tendência de serem jogados centrifugamente para longe das faces de contato, aumentando consideravelmente a vida útil do selo mecanico.


Qual a diferença do Selo Mecânico Balanceado do Selo Mecânico Não Balanceado?

Os selos mecânicos balanceados geralmente requerem degraus no eixo ou na bucha / luva, além de componentes mais complicados.

Por isso, estes devem ser usados somente quando for necessário.
O selo mecânico balanceado permite um gradiente de pressão hidráulica através das faces de contato, o que anula uma parte da carga facial. A sua aplicação é particularmente indicada quando a combinação do fluído, pressão, temperatura e velocidade resulta num lubrificante pobre. Por outro lado, se o fluído, pressão, temperatura e velocidade permitem uma boa película / filme de lubrificação entre as faces de contato, é mais prático usar um selo mecânico não balanceado.

O selo mecânico externo é de fácil montagem.

Não há necessidade de abrir a caixa de selagem ou a flange sobreposta auxiliar para remover ou ajustar o selo mecânico, uma vez que o mesmo fica completamente exposto à atmosfera, porém a hidráulica mantem o selo mecânico em tensão, eliminando os fatores de segurança requeridos para muito dos componentes. O jato do fluído fica em torno do diâmetro externo das faces de contato e passa pelas áreas restritas que não permitem a dissipação adequada do calor.

Isto torna a lubrificação das faces mais crítica e o uso do "bypass" pouco efetivo. Os resíduos e materiais estranhos impedem ainda mais a lubrificação das faces e apresentam o perigo de entupimento nas áreas restritas do lado do diâmetro interno.

Em alguns casos , as áreas entupidas podem afetar as características de balanceamento, assegurados pela construção do selo mecanico.

Os vazamentos podem se tornar consideráveis desde que os fluídos tenham a tendência de passar entre as faces centrifugamente.

A vida útil de qualquer selo mecânico depende da segurança dos materiais.
Os projetos são feitos baseados nos testes rigorosos realizados em laboratório e em serviço, mas sem manter constância na qualidade dos materiais, todos os projetos complexos não serão efetivos. É por isso que o constante controle de qualidade é indispensável.

 Selos Mecânicos